Por que o Rei não pode ser comido?

Publicado: 11 junho 2008 em Contos Inacabados
Tags:, ,

Há não muito tempo, ministrei aulas de XADREZ para crianças de 6 a 10 anos numa escola particular aqui da cidade. E me deparei com esta pergunta, elaborada por várias crianças.

Para que eles entendessem melhor, resolvi criar uma historinha para ficar mais interessante. Então saiu isso:

______________________

“Por que o Rei não pode ser comido?”

Conceito:

Vou contar uma história para explicar por quê o Rei não pode ser comido no jogo de xadrez.

O Rei é muito inteligente, por isso criou um campo de força ou escudo protetor que fica ativado ao redor dele o tempo todo no jogo.

Quando uma peça faz Xeque, ela está na verdade atacando o campo de força do Rei. Quando o rei se vê numa enrascada dessas, ele fala pelo walk-talk com as peças do seu exército para ver se alguma delas pode ajudá-lo. Se não puderem, ele resolve agir, saindo da mira da peça que o está atacando. Mas, quando ele não consegue a ajuda de ninguém e nem pode fazer nada para se salvar, é Xeque-Mate com certeza, então ele liga o campo de força ao máximo e mesmo que várias peças estejam atacando, o campo de força não se desliga. Com isso, a única coisa que o exército adversário pode fazer é esperar que a bateria do campo de força termine. Como ninguém tem paciência para esperar a bateria do campo de força acabar, o jogo acaba porque quando o Rei está em Xeque-Mate nenhuma das outras peças podem se mexer, faz parte das regras do jogo. Então este Rei perdeu.

A Partida:

Fazia poucos minutos que o jogo havia começado.

As brancas estavam ganhando, ou pelo menos, achavam que estavam.

O Rei preto disse: Rainha Preta, ataque aquele bispo! Ele está ficando perigoso demais, está chegando perto demais!

A Rainha Preta disse: é pra já!

– ó não! – disse o Bispo Branco – estou preso neste canto! Por favor alguém me ajude!

– E agora? – disse o Rei branco – quem pode ajuda-lo? Algum peão? Não alguns estão longe demais e outros já não estão mais no jogo. O outro bispo branco já foi comido. Os cavalos brancos, não conseguem chegar lá a tempo… e agora? O que eu faço?… ei, peraí, olha aquela coluna aberta… TORRE BRANCA!!!!!! – gritou o Rei Branco – Vá direto até o outro lado e ataque o Rei Preto! AGORA!

– ZUUUUUUUUUUUMMM – lá foi a Torre Branca.

– XEQUE!! Gritou a Torre Branca! E disparou um raio contra o escudo de força do Rei Preto! Pois os Reis são fortes porque usam escudos de força.

TZIUUU! – foi o barulho que fez o raio quando acertou o escudo.

O Rei Preto ficou um pouco tonto e então chamou por alguém pelo rádio walk-talk:

– Atenção todas as unidades, todas as unidades, quem estiver mais perto, me ajude!Câmbio!

– Já estou indo Senhor! – disse o cavalo preto, e relinchando, saltou para a frente do Rei Preto, defendendo-o de outro ataque da torre branca.

Com o salto do cavalo preto para defender o Rei Preto, o caminho ficou livre para o Bispo Branco fugir do ataque da Rainha Preta.

– UHU! Tchau Rainha Preta! – UUUUUUUUUOOOOOOOOOMMMMM – lá se foi o bispo pra longe.

Nessa próxima jogada das peças pretas o Rei preto pediu ao Bispo Preto que ficasse numa posição bem estratégica. E lá se foi o bispo preto, parando num lugar em que ameaçava a casa ao lado do Rei Branco. O Rei Branco não se deu conta do quanto isto podia ser perigoso. E resolveu mandar um peão para frente:

– Avance peão branco número 3!

– Eu preciso que o peão branco número 3 vire uma Rainha Branca logo, pois assim vou ganhar esse jogo. – pensou o Rei Branco – Então ele ouviu o Rei Preto gritar:

– RAINHA PRETA!!!!!!!! XEQUE !!!!!!! AGORA!!!!!!

VRRRUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMM

A Rainha Preta veio com tudo! E gritou: XEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEQUE! E soltou um raio muito poderoso! TCHUUUUUUUUU!

O Rei Branco falou desesperado ao rádio walk-talk: – Alguém me ajude, rápido!

– Eu não posso Rei! – disse um cavalo branco.

– Eu também não consigo chegar aí a tempo! – disse um bispo branco.

Os peões brancos disseram: – Não podemos Senhor! Nós não podemos andar para trás!

Nenhuma de suas peças podiam lhe salvam.

Ele olhou para todos os lados.

Não tenho para onde ir! Ó não! é XEQUE-MATE!!!

Então ele ligou seu escudo de força no máximo, para que ninguém pudesse captura-lo ou comê-lo, e disse:

– OK, eu perdi. Nenhuma das minhas peças pode me ajudar, e não tenho mais para onde ir. Vocês nunca me pegarão!

O jogo acabou porque ninguém iria esperar a bateira do campo de força acabar.

ÊEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!! – gritaram todas as peças Pretas! Nós ganhamos!!!! EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

Entenderam porque o Rei não pode ser comido? Então me digam, por quê?

_____________________

Um Abraço!

Algum expressionamento? Ahn?

comentários
  1. Tecnofagia disse:

    Excelente post. Para mais dicas de informatica, acesse http://www.tecnofagia.com e descubra antivirus gratuitos, musicas para download, canais de tv online, fotomontagens e muito mais.

Deixe um comentário

