O Homem Vitruviano – Parte 3…

Publicado: 21 março 2009 em Contos
Tags:, ,

homemvitruviano

…continuando:

Dirigiu-se, pensativo, de volta à porta de acesso à rua. Saiu. A chuva não dera trégua e ainda caía forte, alagando ruas. Percebeu, pelo canto do olho, um brilho vermelho intermitente. Girou a cabeça na direção da luz avermelhada. Era a sirene da ambulância. O rapaz que fora atropelado encontrava-se numa maca e esta era ampurrada pelo paramédico para dentro da ambulância.

Demorou alguns segundos para perceber que o corpo da rapaz, inerte, ainda encontrava-se envolto numa forma geométrica. Cubo. Apenas cubo. Nada de esfera. “Mas que diabos está acontecendo?” perguntava-se. Por que agora não havia esfera alguma?

Cheio de questionamentos e sem nenhuma resposta, olhava as pessoas ao redor, quando um rapaz envolto numa esfera, que encontrava-se de pé na calçada observando a ambulância lhe causou um arrepio frio em seu corpo. 

Era o mesmo rapaz que encontrava-se morto dentro da ambulância! “Não, não pode ser”, pensou. “Mas é! É ele, tenho certeza!”. Sem entender coisa alguma, corria os olhos na direção do corpo do rapaz, envolto em um cubo e depois para o rapaz de pé, envolto numa esfera. Lembrou-se do Homem Vitruviano, de Da Vinci, visto a pouco.

Era como ver o desenho de Da Vinci dividido em dois: um corpo no cubo e um corpo na esfera… Mas como? Não poderiam ser dois corpos. Impossível. Uma pessoa não tem dois corpos. Se o cubo era o corpo sem vida do rapaz, então…

O que estava dentro da esfera só poderia ser…

Sim. Não havia outra resposta senão esta.

O que a esfera continha era o espírito do rapaz, ou sua consciência. 

Agora clareava-se em sua mente o que, provavelmente, estava acontecendo.

As pessoas que via em esferas deveriam ser espíritos, pessoas mortas. E aquelas em cubos, pessoas vivas. Sendo assim, o Homem Vitruviano era mais do que uma simples representação gráfica de uma teoria humano-arquitetônica, era uma indicação da transcendentalidade do homem.

Subitamente uma dúvida atravessara-lhe os pensamentos: O que era ele? Cubo ou esfera? Até este momento não interessara-se em verificar se ele mesmo estava envolto por uma forma geométrica ou não.

Continua…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s