O Último Livro da Terra – Parte I…

Publicado: 15 abril 2009 em Contos
Tags:, ,

o-ultimo-livro-da-terra

Um conto em duas partes que não está nos Jogos Textuais (J.T.).

 

Sr. Schmitz permanecia sentado, costumeiramente, em sua cadeira, atrás da mesa central da biblioteca. Há 50 anos, ele é o bibliotecário-chefe da Biblioteca Albert Einstein, mas também é o faxineiro, o porteiro, o ajudante, o restaurador de livros antigos e o especialista em literatura de qualquer gênero. Também pudera, é o único ser humano ainda disposto a conservar esta forma tão arcaica de arquivar o conhecimento humano.

Todas as outras bibliotecas e livrarias do mundo foram fechadas. Seus livros foram digitalizados e incinerados, o conhecimento produzido pela humanidade estava agora disponível exclusivamente no Servidor Mundial e na Biblioteca Albert Einstein.

Já passa da meia-noite. A única luz acesa na Biblioteca é da velha luminária da mesa central onde Sr. Schmitz restaura uma obra literária clássica que influenciou milhares de escritores, cineastas e desenhistas, além de mexer com o imaginário de pessoas comuns, jovens e adultos.

Concentrado em devolver a capa original de volta ao livro, ele ouve barulho de vidro se quebrando. O som veio da ala leste. Ergue os olhos e ajeita seus óculos. Levanta-se da cadeira, ajeitando as calças e dirigi-se à ala leste. Sente cheiro de fumaça pelo caminho. Um temor envolve seu coração. Sua mente lhe pede que seja mentira. Ele aperta o passo.

Ao chegar à entrada à ala Leste, o coração de Sr. Schmitz quase não suporta presenciar a cena à sua frente. Toda a ala Leste estava em chamas! Livros centenários estavam, neste exato momento, sendo consumidos pelo fogo. As labaredas iluminavam a imensa biblioteca, lançando sombras bruxuleantes sobre as paredes, consumindo as encadernações literárias.

 

Continua…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s