O Último Livro da Terra – Parte II…

Publicado: 17 abril 2009 em Contos
Tags:, ,

the-last-book-on-earth

Leia a Parte I antes de prosseguir.

Sr. Schmitz sabe que as instalações da biblioteca são tão antigas que o sistema contra incêndio não funcionou. E com sua extensa experiência literária e de vida, tem consciência de que ele, sozinho (ou mesmo que tivesse ajuda), não conseguiria conter aquele incêndio. Bombeiros? Até que eles cheguem, toda a biblioteca já estará consumida pelo fogo.

Virou-se e correu. Correu até sua mesa. Pegou o livro que acabara de restaurar. “Preciso salvar o máximo de livros que puder!”. Correu até a ala Oeste e, para seu espanto, também estava em chamas! “POR QUÊ? POR QUÊ?”, gritava ele, dando meia volta correndo para as alas Norte e Sul.

Tudo era fogo. Ele mantinha-se agora, escorado em sua mesa, a mesa central da biblioteca, respirando com dificuldade e bastante aflito. “OS LIVROS! TODOS ELES!”, “NÃO!”, “VOU SALVAR ESTE LIVRO!” e olhando para aquele único livro em suas mãos, seguiu para detrás da mesa, abriu a segunda gaveta e retirou uma caixa de metal, retirou a placa que havia dentro, atirando-a ao chão. Colocou o livro dentro da caixa e fechou-a.

Abaixou-se tateando o piso de madeira, procurando uma saliência, uma madeira solta. Achou. Puxou o pedaço de madeira e um buraco revelou-se. Retirou o que nele continha: alguns pacotinhos de doces. Era diabético. Adorava comer doces escondido. Neste momento, os doces não significavam mais nada. Tudo o que pensava era em salvar aquele livro. Repousou a caixa com todo o cuidado dentro do buraco. Por alguns segundos deteve-se olhando aquela caixa metálica que continha uma obra grandiosa. Enquanto isso, atrás dele, as labaredas consumiam a enorme Biblioteca Albert Einstein. Estantes e livros despencavam das alturas, desmantelando-se em pedaços pretos de coisas queimadas.

Sr. Schmitz voltou a tapar buraco. Sentou-se em sua cadeira e aguardou o momento em que as chamas consumiriam seu corpo. Sentia-se impotente diante de tamanha magnitude. O fogo era algo belíssimo e aterrorizador. Quando este fogo finalmente se apagasse, ele não existiria mais, não existiriam mais bibliotecas no mundo, nem livros.

Exceto aquele que acabara de salvar.

FIM

Anúncios
comentários
  1. Deadklown disse:

    Muito legal esse conto do último livro da terra! Gosto muito de ”última coisa dos humanos”, gosto muito desse tema. Tenho um roteiro assim, você poderia escrever aqui, ao seu jeito, porque acho que você escreve muito bem. Esse é meu roteiro:

    O Filme Eterno

    No século XXI, com previsões de fim do mundo, e com o começo da poluição acelerada do planeta, os cientistas criaram o Filme Fotográfico Eterno. Que registraria a existência da humanidade. Alguns anos se passaram, e uma raça alienígena chegou a Terra. Uma raça de extraterrestres fedorentos e que adoravam o Cocô como resposta para todo o sentido do Universo. Com a chegada desses ETS, vieram várias doenças por causa de seus cocôs alienígenas, e epidemias se espalharam, matando todos os seres humanos da terra. A não ser um jovem que sobreviveu com a responsabilidade de revelar esse filme eterno. Mas é óbvio que o cara é um mocorongo. Acabou perdendo a câmera, que acabou parando nas mãos dos Alienígenas mesmo que sem querer. Sua missão agora é enfrentar os gases tóxicos das colônias alienígenas e os discursos de convencimento de que o cocô rege o universo, e conseguir pegar de volta o filme eterno, ou a humanidade será esquecida para sempre.

    e é isso. nem criei nome pro menino ainda.

  2. Smaily Prado disse:

    É uma idéia bem engraçada mesmo! eheheh

    Vou tentar escrever algo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s