The Last Airbender or “The Airbender Last Movie”…

Publicado: 2 outubro 2010 em Cinema, Expressionamentos

Está provado! M.Night Shyamalan é um péssimo diretor/escritor de filme de ação, arte marcial e adaptação. Não me entendam mal. Ele foi um bom diretor/escritor, fazendo ótimos trabalhos como O Sexto Sentido, A Vila e Sinais. Porém, cometeu vários deslizes grosseiros em The Last Airbender (O Último Dobrador de Ar).

The Last Airbender mostra como Shyamalan não soube escrever um roteiro com falas inteligentes ou mesmo decentes, visto a pobreza das falas dos personagens e a constante explicação de tudo o que acontece. Falas dignas de um amador, de um iniciante na arte da escrita, o que não se esperaria do escritor de O Sexto Sentido (surpreendente filme e divisor de águas no mundo cinematográfico). Parece que Shyamalan está numa fase ruim… bem ruim.

Outra lástima foi seu desleixo com as posturas de artes marciais dos atores (de todos eles!), gestos moles, sem a firmeza e confiança necessária para uma boa postura marcial. Os gestos parecem feitos como se os atores estivessem pensando “vamos fazer de qualquer jeito que depois vai ser tudo computação gráfica mesmo!”.

Infelizmente, Shyamalan não soube também trabalhar com os ângulos de câmera nas cenas de luta, fazendo tantas tomadas de close que acarretaram a perda de momentos que poderiam ser incríveis se bem filmados.  Em muitas das cenas tem-se a impressão de que tudo entra na frente do espectador para não deixá-lo ver a ação se desenrolar.

Também perdeu momentos que poderiam emocionar o espectador por esquecer que um bom filme necessita de uma boa trilha sonora. Existem cenas silenciosas que deveriam conter músicas emocionantes porém elas não estão lá. Você sente que falta algo, que a cena ficou fria.

Não vou nem comentar muito da atuação dos péssimos atores. O irmão da Katara (me fugiu o nome) fica o filme inteiro com cara de assustado, Katara o tempo todo com cara de coitadinha e todos falam tão rápido que dá a impressão de que o filme vai rolar toda a história do Avatar em uns 15 minutos! Sem falar que o Aang do desenho é alegre e o do final ele é tudo, menos alegre.

e pra finalizar os pontos negativos do filme, parece que M. Night Shyamalan optou, em seu roteiro, pela antiga técnica do “Se eu mostrar todo meu poder para meu inimigo ele se assustará e sairá correndo de medo sem lutar”, o que acontece várias vezes, como na cena do Tio do Zuko (Iroh, que a propósito, não é gordo no filme) quando ele solta enormes labaredas pelas mãos e os soldados da nação do fogo saem correndo, inclusive o Comandante Zhao (que maricas!). E vê-se isso claramente não cena final do filme, que não vou contar pra não estragar o, digamos, “clímax” do filme.

Não posso dizer que o filme foi de todo ruim, há dois três positivos nele:

– o primeiro é que Shyamalan manteve-se fiel à história original (porém não soube trabalhar o timing do filme muito bem, pois sentimos que tudo passa tão rápido e algumas vezes os cortes de cenas parecem tão sem sentido e sem conexão alguma),

– o segundo foi sua preocupação com o visual do filme, que filme bem feito, respeitando as vestimentas das nações bem como a geografia dos locais por onde a história se desenrola.

– E o terceiro foram os efeitos das dobras que ficaram “bacaninhas”.

De zero (um lixo!) a dez (estupendo!), esse filme é um três (que fracasso!). E isso somente pelos pontos positivos, que não foram suficientes para fazer de The Last Airbender um filme de sucesso.

P.S.: Não vou nem entrar na questão racial, pois isso já foi muito discutido antes mesmo do filme entrar em cartaz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s